segunda-feira, 2 de maio de 2011

CONTOS CURTOS QUE EU CONTO...

ASSuntos CUriosos

Tupiniquins, em geral, sofrem certo “complexo de vira-latas” que os deixa nervosos ao conviver, principalmente de forma profissional, com estrangeiros do Primeiro Mundo.

Meu amigo Rubens, que trabalhou por um tempo com americanos, mostrou que inteligência e bom humor podem ajudar a superar isto com maestria e sutileza...

Em uma multinacional ele teve uma simpática “mentora” americana que lhe enviava trabalhos chamados de “assignments” (traduzindo seriam designações, indicações, atribuições, tarefas, serviços e o que mais aparecesse por lá).

E eram inúmeros “assignments” por mês...

Para maior controle, cada um chegava com uma numeração. Rubens então criou uma planilha onde constavam: “Ass 1, Ass 2, Ass 3...”

A mentora americana, com muita educação lhe explicou (em inglês, é claro) que “assignments” não podiam ser abreviados assim, pois o termo “ass” não era muito legal (not cool) de ser usado na língua inglesa.

Com sua rapidez de raciocínio Rubens não deixou por menos. Lembrou a ela da mania americana de abreviar as palavras. Em suas mensagens de e-mail ela se despedia com a expressão “see you”, que significava algo como “até breve”.

Só que para abreviar “see you” ela usava as letras C (que tem som igual a “ci”) seguida da letra U (que tem som de iu).

Ele devolveu na “mesma moeda” que a abreviação que ela usava para “see you” também não era nada “cool” (legal) em nossa língua...

Grande Rubens...

Um comentário:

  1. Grande Bertinho, muito bom iniciar a semana com a boa leitura do seu blog.

    Parabéns

    José Benício

    ResponderExcluir