quarta-feira, 21 de março de 2012

VIAJANDO DE CARRO PELAS ESTRADAS DO BRASIL

Barbaridade, mano... Que papo maneiro, uai! Ôxi...

Tirando pouquíssimas estradas de muito bom nível (que em geral ficam no estado de São Paulo), o Brasil é formado por estradas apertadas, esburacadas, perigosas e com trânsito em mão-dupla. Algumas delas conseguem ter todas estas características ao mesmo tempo.

Aliás, à medida que as estradas parecem diminuir de largura (vide serra de Petrópolis/RJ) os caminhões parecem aumentar de quantidade e tamanho. Haja caminhão articulado... Será que alguém já pensou na possibilidade de substituir vários destes por trens? Mas deixa isto prá lá que este papo é velho...

Seguem algumas dicas para viagens longas em estradas precárias, ou seja, aquelas viagens que em geral duram mais do que um dia pelas estradas do Brasil. Mesmo sabendo que algumas viagens longas podem durar apenas 1 dia... De todo jeito, fortes emoções estarão reservadas a cada curva...

Dica 1: Caso alguém venha em sua direção tentando fazer uma ultrapassagem perigosa e arrojada e fizer alguma coisa muito errada, do tipo vir em sua direção na mesma pista que você, não tente puni-lo, ajude-o. Principalmente se ele estiver guiando uma carreta...

Dica 2: Da mesma forma, se alguém estiver indo na mesma direção que você, tentar ultrapassá-lo, ou tentar ultrapassar uma fila de carros, e não for conseguir, deixe-o entrar na sua frente. Ajude... Mesmo que isto venha a ferir sua “virilidade latina”.

Dica 3: Muito cuidado com o que se passa ao redor. É impressionante como no Brasil as pessoas conseguem jogar lixo até pelo teto solar do carro.

Dica 4: Se o primeiro dia de viagem não foi tão bom, não desanime. O segundo é sempre melhor... No segundo dia seu cérebro já estará mais acostumado e pronto para reagir com rapidez nas diversas situações que a estrada lhe apresenta.

Dica 5: Se você acha que no pedágio alguém vai fazer algo porque as motos não respeitam a fila (deixando você que está de carro com cara de bobo), passam na sua frente e pagam o pedágio mais rápido, não se iluda. No pedágio as pessoas estão ali somente para arrecadar seu rico dinheirinho.

Dica 6: Se você pensa em viajar de moto pelas estradas do Brasil, à exceção das estradas paulistas e outras poucas pelo Brasil afora, siga um simples conselho: “Não faça isto!” Em termos de segurança é tudo de ruim multiplicado por 10 e elevado ao quadrado.


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário