quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Mágica das Pirâmides



  • Nota: este texto foi publicado na Revista TEA O PREGÃO em 1987, mas continua muito atual quando vemos tantas pirâmides que surgem a cada dia atrás de nossa grana
  • Abraços para Osmar, Maurício, André e César...





         “Senhoras e senhores passageiros, aqui quem fala é o piloto de mais um voo onde seu dinheiro traçará um caminho muitas vezes sem volta, porém o que vale é a emoção de arriscar. Pegarei o dinheiro de vocês e decolarei, mas em meu lugar deixo meus dois co-pilotos e a promessa de torná-los parte da tripulação. Tragam novos passageiros munidos de dinheiro, pois é a única forma de se ressarcir de possíveis prejuízos em nossa aeronave. No fim das contas, espero que todos tenham uma muito boa viagem!”

         E assim se dá o milagre da multiplicação da moeda pelas pirâmides. Cumpridas todas as regras, arranjadas inúmeras pessoas com dinheiro (e disposição para arriscá-lo) e contando com uma certa dose de sorte (pois sem sorte é melhor nem sair de casa) ganha-se oito vezes o valor aplicado em uma progressão geométrica velocíssima. Mas a coisa não é assim tão fácil, principalmente sendo você alguém honesto e trabalhador, pois dinheiro fácil nunca combinou com tais adjetivos. Adrenalina em larga escala, cobranças e telefonemas inúmeros e no fundo uma certa dose de remorso que questiona: “Vale a pena convidar alguém conhecido e amigo para embarcar nessa aventura?”

         A emoção é sua, a aventura é imensa e nem sempre agradável. A mágica piramidal não depende somente de você, mas de toda uma disponibilidade de confiança, fé e ganância. No afã de encontrar um alguém para viajar em seu avião pensa-se nas mais diversas pessoas, inclusive naquelas pelas quais se tem amor. Mas monge Lobão, do alto de sua sabedoria, em tempo interveio: “Jogo do bicho, mulheres da vida e pirâmides não se misturam com família!” Segurem suas carteiras e preparem seus corações para uma tremenda apurrinhação!


...

2 comentários:

  1. Quem não quer apurrinhação, é só confiar no seu coração. Não ir pela cabeça de ninguém.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, matérias interessantes e inteligentes, que nos levam a refletir nossa sociedade e nossa participação nela.
    Os temas variados, como gosto em minhas poesias... rssr
    Abraços fraternos
    José Benício

    ResponderExcluir