sexta-feira, 6 de maio de 2011

PEGUE A ESTRADA... (para quem gosta de viajar de carro)

Saindo da cidade do Rio de Janeiro visite a Região Serrana, que apesar da tragédia das chuvas e deslizamentos, conserva seu charme, tanto no clima agradável, quanto em locais e eventos.

Pela ponte Rio-Niterói chega-se a Nova Friburgo (a uns 140 km de distância).

Pela Rodovia Washington Luís (BR-040), entrando à direita alguns quilômetros após Duque de Caxias, chega-se a Teresópolis (aproximadamente 100 km de distância do Rio) pela BR-116.

São locais que merecem muito ser visitados e devidamente aproveitados.

Mas entrando em mais detalhes em relação a Petrópolis (70 km de distância), siga direto pela Rodovia Washington Luis. Pague o caríssimo pedágio, suba a serra e já vá desvendando um ar mais leve, mais puro e agradável.

Após subir toda a serra, coma um croquete e entre então na cidade via Quitandinha. Rapidamente já é possível ver o palácio com sua grandeza. Uma sugestão seria um passeio de pedalinho pelo lago, que pode ser seguido de um excelente churrasco bem ao lado.

Petrópolis anualmente possui o Festival de Inverno, com várias atrações culturais e gastronômicas, a Bauernfest (festa do Colono Alemão), com muita comida alemã e danças típicas, sem falar nos diversos shows musicais que acontecem no parque de Exposições em Itaipava.

Para desespero dos homens e deleite das “moçoilas”, as compras na Rua Teresa ainda são um grande atrativo.

Não deixe, porém, de conhecer os diversos monumentos, o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, a Catedral e os vários palácios espalhados pela cidade... Sinta-se transportado para uma época diferente, onde tudo possuía mais conteúdo e importância e as pessoas tinham mais tempo para a vida... Podiam “ler... saborear... conviver... viver... coisas maravilhosas...”

Seguindo em direção a Juiz de Fora, chega-se a Itaipava com seus restaurantes, pousadas e um clima sempre agradável...

Só não se esqueça de levar um casaco, pois no fim da tarde o “russo”, também conhecido como neblina, costuma baixar sem perdão levando a temperatura a despencar. Claro que existem sugestões bem melhores que o casaco, como o chocolate, o vinho, o fondue e o “cobertor de orelha”. Carpe Diem...

Um comentário:

  1. O trecho entre aspas (“ler... saborear... conviver... viver... coisas maravilhosas...”) foi uma contribuição do amigo Rubens em uma de nossas inúmeras conversas sobre a vida. Obrigado...

    ResponderExcluir