quinta-feira, 5 de abril de 2012

HELENO

Para quem como eu passou quase uma vida ouvindo falar em Heleno de Freitas, assistir ao filme “HELENO, o Príncipe Maldito” é uma grande emoção (http://pt.wikipedia.org/wiki/Heleno_de_Freitas).


Desde pequeno ao passar férias em São João Nepomuceno/MG (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_Nepomuceno), cidade onde nasceu meu pai e boa parte de minha família, eu ouvia falar de um famoso craque do passado botafoguense chamado Heleno de Freitas. Aliás, sempre fiquei hospedado na casa da minha querida tia Esmeralda, que foi onde Heleno nasceu.

Quanto ao filme... Heleno foi um sujeito de vida intensa, que buscava a perfeição naquilo que fazia com maestria, ou seja, jogar futebol.

E a quase perfeição de seus movimentos, aliada à gana, à raça e à paixão traziam a reboque uma idolatria que fez de Heleno um verdadeiro popstar dos anos 40.

Sua estória foi triste por ter partido tão cedo, mas no mundo quantos bons não partem tão cedo?

Assistindo ao filme, não há como não se lembrar da música Silvia, da banda baiana Camisa de Vênus (http://letras.terra.com.br/camisa-de-venus/44816/), mesmo sabendo que o nome da moça no filme não é o verdadeiro, ou mesmo sentir “um certo prazer” pelo Brasil não ter vencido a Copa de 50 (peguei pesado agora, não?).

Muito se deve enaltecer Rodrigo Santoro, que incorporou de corpo e alma a figura do “Príncipe Maldito”, que foi do céu ao inferno... Para conhecer ainda mais a vida de Heleno de Freitas, Rodrigo visitou São João Nepomuceno e a casa do meu primo Marcelo “Foguete”, um profundo conhecedor das glórias do craque alvinegro (http://extra.globo.com/esporte/campeonato-carioca/estrela-de-heleno-vascaino-rodrigo-santoro-revela-simpatia-pelo-botafogo-implicancia-com-flamengo-4337323.html#ixzz1phG7YI4w).

Só resta aos apaixonados por futebol bem jogado e estórias bem contadas agradecer ao petropolitano Rodrigo Santoro, a meu primo Marcelo “Foguete” (e sua família) e a todos que de alguma forma contribuíram para que este filme se tornasse realidade. Sendo assim, MUITO OBRIGADO.



...

Um comentário:

  1. Foi um grande jogador e vou tentar ver o filme, ainda mais porque o Heleno, de coraçao mesmo, era flamenguista!

    ResponderExcluir