quarta-feira, 25 de abril de 2012

Você Tem Medo?

Já sei... Você ouviu dizer que o medo nos impede de seguir adiante. Que você precisa combatê-lo e ignorá-lo...

É claro que o medo não pode causar sofrimento nem ser prejudicial à vida de ninguém, mas, “cá prá nós”, nem todos os temores são maléficos...

Na praia, por exemplo... Está você relaxado bebendo sua cerveja, vendo sua filha brincar na areia e eis que se aproxima o vendedor de queijo de coalho (ainda proibido no Rio?)... Eis que ele vem se aproximando... Vem caminhando em meio à multidão carregando uma lata pendurada em um arame e cheia de carvões incandescentes que ele usa para aquecer o queijo... Imagine o quanto aquela lata não deve estar quente... Vai dizer que você não fica com medo daquele sujeito esbarrar aquilo em alguém, principalmente em alguém de sua família? E o pior é que acaba sendo um mal necessário, pois o queijo de coalho na brasa é delicioso...

E quando você está a pé na rua em um dia de chuva? A chuva acaba, mas sempre sobram aquelas poças na beira da calçada com motoristas inconsequentes passando bem próximo. Não vem o medo de que um deles, propositalmente ou não, lhe dê um banho que vá acabar com o que restar do seu dia?

O medo racional acaba batendo na mesma medida do nível de perigo que nos ameaça.

Ou seja, não dá para viver sem medo...


...

2 comentários:

  1. gostei das receitas do panetone e estrogonofe...

    ResponderExcluir
  2. Acho o medo fundamental em nossa condição de existencia.
    Não fosse ele não teriamos a roda (medo da dor nas costas), o barbeador eletrico (medo de sobrar na noite...), o papel higienico (medos diversos) e muitas outras coisas tão importantes quanto, que poderiam fazer deste texto um infinito testamento.
    A condição do medo dilata a pupila, aguça os sentidos, retrai os musculos e nos manda tirar um atacante para colocar um volante (Se for o Joel, coloca um zagueiro).
    Por medo de ficar sem petroleo, Hitler invadiu a russia, e, Graças a Deus, levou um daqueles ferros homéricos da Russia. Tivesse medo da professora de historia, veria que Napoleao apanhou dos mesmos golpes...
    O medo mantém o homem saudável, retraído, sociável, magro e sem cicatrizes.
    O medo também te faz executar loucuras como pular espaçoes impensáveis, escalar muros inalcançaveis, correr mais rapido que cães e "falar mais alto" com ladrões despreparados.
    Enfim, o medo é na verdade, a combustão que faltava, para arder o fogo do inesperado. E se o Wando fosse vivo, eu não teria medo de enviar essa frase para uma nova musica dele!

    ResponderExcluir