quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Vida Corporativa no Universo Paralelo


            Em uma galáxia distante, uma daquelas inatingíveis graças à gradativa expansão do universo que conhecemos, talvez esteja localizado o tal de Universo Paralelo de que tanto ouvimos falar. E nele as coisas acontecem ao contrário de como deveriam acontecer...

            Felizmente talvez ele seja apenas um local distante que habita o mundo da ficção... Mas dizem que por lá o Mundo Corporativo é ainda mais inóspito que em nossa realidade. Será?

            De um habitante do Universo Paralelo podemos imaginar estórias absurdas. Veja o caso deste pobre empregado de uma empresa de consultoria chamada HORA DE TRABALHO.

Era um empregado contratado havia pouco tempo e que não trabalhava no escritório da empresa, mas nas instalações de um dos clientes. Daí precisou telefonar para esclarecer algumas dúvidas...

- Alô. Bom Dia. É da Consultoria HORA DE TRABALHO?

- Ah não... Aqui é do Açougue do Quintal. A empresa que estás procurando fica no prédio aqui dos fundos... É que por economia dividimos o mesmo número de telefone.

- Como é que é? A empresa divide o telefone com o açougue? E fica aí nos fundos?

- Sim, dizemos aqui que é uma empresa de fundo de quintal. Faça o seguinte, ora pois, ligue novamente e deixes o telefone tocar cinco vezes. Na sexta vez eles atendem.

- Tá OK. Obrigado.

Ligando de novo... TRIM... TRIM... E após o sexto toque...

- Consultoria HORA DE TRABALHO, Cajuzinho falando... Bom Dia.

- Olá Dona Cajuzinho. Bom Dia. Meu nome é Bozo. Eu sou novo na empresa e trabalho no projeto SONHO BOM. Não sei se você se lembra de mim...

- Lembro sim... Você é aquele rapaz bonitinho do nariz vermelho, não é?

- Sou eu mesmo... Gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Por exemplo, eu não tenho conta corrente no banco de Boston, sendo assim, foi-me informado que posso receber meu salário pelo banco de Mérida. Mas hoje já é dia 10... Acessei o saldo da minha conta pela Internet e até agora nada de grana.

- O procedimento é o seguinte. O dinheiro passa primeiro pelo Banco de Boston. Sendo assim, para agilizar você deve contactar o banco de Boston e só depois você vai para Mérida...

- Como é que é, dona Cajuzinho? Vou para onde?

- Vai até a página do banco de Mérida na Internet para ver seu saldo, ora...

- Mas hoje já é dia 10... Onde está o dinheiro?

- Faça o que eu lhe disse: ligue para Boston e só depois vá para Mérida. Não seja assim tão precipitado. Mas o melhor de tudo é que se o dinheiro não estiver na conta hoje, vocês do projeto assistirão a um show especialmente estrelado por nossa Gerente de Contrato. O show é “Laranjinha e seus laranjetes”... E olha que quem já assistiu disse que não tem problema se o salário atrasar, desde que possam assistir novamente ao show, que segundo dizem é absolutamente imperdível.

- Sendo assim... Outra dúvida então... Semana que vem vou precisar fazer uma viagem aqui pelo projeto SONHO BOM.

- Uma viagem? Que chique. Tá OK. Boa viagem. Vá com Deus...

- Obrigado... Mas “peraê” Dona Cajuzinho e o dinheiro do adiantamento das despesas de viagem, como eu faço para receber?

- Adiantamento? Veja bem, meu querido... Quem quer viajar precisa se programar. Viagem é coisa séria... Quando você voltar nós conversamos sobre isto.

- Mas a viagem é a trabalho! Não fui eu quem escolheu. E as despesas, quem pagará?

- Não seja precipitado... Quando voltar de viagem conversamos...

- Nossa... Como tudo é difícil... A propósito, e o cartão para comida... Como é mesmo o nome? Sem Nexo? Só Sexo?

- Que papo é esse? Comida? Sexo? Ai meu Deus...

- É sobre o bendito Cartão Refeição que não me lembro do nome. Fui utilizá-lo e o restaurante recusou.

            - Ah sim o Cartão Refeição... Tinha entendido mal... Ufa... Fiquei até com calor agora... Ai moço... Deixa eu me refazer...

            - Alô... Dona Cajuzinho? Está tudo bem?

            - Sim... Tudo bem agora... Ai ai... Mas então... A regra de utilização é bem fácil... Este cartão é amplamente aceito nos restaurantes não premiados durante o horário de almoço. Ah... Só mais uma coisinha... Ele é aceito só até o dia da primeira lua cheia de cada mês.

            - Caramba. São tantas regras assim? Só até a lua cheia? E como faço para almoçar depois disto?

            - Como você é novo na empresa, e é muito bonitinho com este nariz vermelhinho, posso lhe dar a dica. O pessoal geralmente escolhe um restaurante e já paga de uma vez os almoços do mês.

            - Sério? Assim tenho de almoçar todos os dias no mesmo restaurante? Ai meu Deus... Complicado isto... Mas e o Plano de Saúde?

            - Nossa Bozo... Quantas dúvidas... Sua sorte é você estar falando justamente com a pessoa que sabe lhe esclarecer tudo. Aqui na HORA DE TRABALHO não tem aquele papo de “vou lhe transferir para o setor responsável”... Pode perguntar o que quiser meu querido...
           
            - Minha esposa queria marcar uma consulta médica. Ligou para o consultório e quando a atendente soube qual era o plano de saúde perguntou à minha esposa o seguinte: “A senhora já menstruou este mês?”.

            - Pois é... É um caso parecido com o do Cartão Refeição... Diga a ela para usar o plano preferencialmente nos meses em que for ficar menstruada no final do mês.

            - Meu Deus dona Cajuzinho... Quanta maluquice... Nada é fácil realmente... E com relação a férias? Tem gente aqui no projeto dizendo que quando tirou férias demorou muito a receber o dinheiro e outros me disseram que no momento as férias de todos estão canceladas. Como assim?

            - Sabe... Vou ser bem sincera com você. É só ver o nome da Empresa: HORA DE TRABALHO. A verdade é que este pessoal que só fica o ano inteiro pensando em férias está trabalhando na empresa errada...

            - Como assim? Todos nós temos direito a férias...

- Olha Bozo, por mim eu ficaria aqui o dia inteiro esclarecendo suas dúvidas, mas preciso desligar, pois acabou de chegar aqui um fortão com uma “peixeira” na mão e esbravejando para eu liberar o telefone para eles poderem usar lá no açougue. Deixa eu ver aqui se esta “peixeira” é da boa mesmo... Passar bem. Tchau.

- Alô... Alô... Dona Cajuzinho... Alô...

Como é dura a realidade do Mundo Corporativo no tal de Universo Paralelo...


...

2 comentários:

  1. O texto está show! A situação é bem parecida com a maioria dos trabalhadores do nosso País... infelizmente! :(

    ResponderExcluir
  2. Qualquer semelhança com o Universo paralelo a este do texto... será mesmo mera coincidência? rs rs

    ResponderExcluir